Ajuda urgente - despedimento

tassilgo

New member
Boa tarde amigos forunistas.
Como o titulo indica precisava de ajuda num caso de despedimento.
Uma colega minha foi despedida à pouco mas apenas por "boca" ou seja disseram-lhe que estava despedida mas não lhe deram papel nenhum a comprovar o facto e ela veio embora. No entanto eu suspeito que ela não possa fazer isso uma vez que tem contrato de seis meses e apenas cumpriu ainda um mês e como o patrão não a despediu por escrito ela não tem nada que comprove que ele a despediu, estarei certo?
Ela terá de voltar ao trabalho até ele a despedir efectivamente? Ou o simples despedimento oral basta?
No fundo precisava de saber como deve a rapariga proceder neste caso!
Obrigado desde já pela ajuda!

Se é um contrato por 6 meses é a termo, se é a termo obrigatoriamente tem que ser escrito com a menção do prazo. Se acabou antes do prazo tem que existir um motivo, válido ou não.
O "despedimento" foi porque motivo?

No lugar dela apresentava-me ao serviço, não vá o patrão alegar abandono do local de trabalho.

Se é um contrato por 6 meses é a termo, se é a termo obrigatoriamente tem que ser escrito com a menção do prazo. Se acabou antes do prazo tem que existir um motivo, válido ou não.
O "despedimento" foi porque motivo?

No lugar dela apresentava-me ao serviço, não vá o patrão alegar abandono do local de trabalho.

Eu fazia o mesmo. Se não quer que ela trabalhe que a informe por escrito.

Não quero dar certezas, porque eu próprio não as tenho, mas penso que mesmo por escrito tem um prazo mínimo para avisar...

Esqueci-me mesmo que exista comunicação oral do fim do contrato, terá que haver comunicação por escrito, ainda para mais se foi um termino antes do prazo estipulado, até porque haverá direito a compensações.

Boa tarde amigos forunistas.
Como o titulo indica precisava de ajuda num caso de despedimento.
Uma colega minha foi despedida à pouco mas apenas por "boca" ou seja disseram-lhe que estava despedida mas não lhe deram papel nenhum a comprovar o facto e ela veio embora. No entanto eu suspeito que ela não possa fazer isso uma vez que tem contrato de seis meses e apenas cumpriu ainda um mês e como o patrão não a despediu por escrito ela não tem nada que comprove que ele a despediu, estarei certo?
Ela terá de voltar ao trabalho até ele a despedir efectivamente? Ou o simples despedimento oral basta?
No fundo precisava de saber como deve a rapariga proceder neste caso!
Obrigado desde já pela ajuda!

Foi despedida no periodo experimental?!
Se foi isso, acho que pode ser de boca, mas alguém que confirme.

Nos contratos de trabalho a termo, o período experimental tem a seguinte duração:

- 30 dias para contratos de duração igual ou superior a seis meses;

Durante o período experimental, qualquer uma das partes pode denunciar o contrato sem aviso prévio nem necessidade de invocação de justa causa, não havendo direito a indemnização, salvo acordo escrito em contrário.

Pode ser o que tenha acontecido.

Cumpts

Nos contratos de trabalho a termo, o período experimental tem a seguinte duração:

- 30 dias para contratos de duração igual ou superior a seis meses;

Durante o período experimental, qualquer uma das partes pode denunciar o contrato sem aviso prévio nem necessidade de invocação de justa causa, não havendo direito a indemnização, salvo acordo escrito em contrário.

Pode ser o que tenha acontecido.

Cumpts

Certo, li que trabalhava há mais de um mês e deixei cair essa hípotese.
Mas nesse caso não se pode falar em despedimento.

Se for o caso, caso não esteja nada indicado no contrato, não tem que haver aviso prévio ou justa causa para terminar.
Terá igualmente que se contar bem os prazos.

O Tassilgo terá que esclarecer melhor o que se passou.

Ela já estava a contrato desde 2 de Dezembro, por isso o patrão vai ter de despedi-la certo? O motivo sinceramente é dificil de explicar, simplesmente não se entandiam porque o patrão nunca lhe dava um trabalho especifico para fazer dizia só "faça como achar melhor" edepois as coisas não saíam como ele queria e acabavam a discutir, até chegar a esta discussão em que ele lhe disse que ela se podia ir embora.

Voltar
Superior