Ajuda - Problema num uno

mariadaascensao

New member
boa noite,

hoje de manha peguei no carro e depois de fazer uns 5 kms parei num semaforo. Tudo muito bem ate aqui, ate que quando arranco o carro da soluço mas continuou a andar. Uns kms mais a frente apercebo-me que o carro começa aos solavancos principalmente quando mudava de 2ª para 3ª, dava ideia que o carro queria desenvolver mas estava alguma coisa a prender e o fazia soluçar.

Tambem aconteceu ter de parar e ele ir completamente abaixo, perdeu a força toda. Estacionei-o e quando voltei para o ligar demorou mais que o normal e apercebi-me que nao podia deixar as rotaçoes cairem para menos das 10 rpm senao ele morria. Tive que vir com uma conduçao pessima, sempre a carregar no acelerador para que ele nao fosse abaixo.

Cheguei a casa e estacionei-o. Duas horas depois fui po-lo a trabalhar e ligou bem e as rotaçoes estavam estaveis sem estar o pé no acelerador.

Ao final da tarde, cerca que quatro horas depois, voltei a ligá-lo e nao dá. Eu dou à chave e carrego no acelerador, as rotaçoes sobem até as 500, dá ideia que quer mesmo pegar mas nao pega. A luz da bateria continua ligada durante o tempo em que tento po-lo a trabalhar mas a do oleo apaga-se.

Pensei que fosse a bateria descarregada mas se assim fosse o fecho centralizada nao funcionava e tal facto nao acontece.

Nao percebo nada de mecanica e por isso pensei se me poderiam a ajudar sobre o que podera ser.

De notar que ontem o carro trabalhou sempre bem e hoje de manha ate arrancar do semaforo tambem.

Obrigada pela ajuda,

Cumprimentos.

Última edição:
Bem, isso poderá ser diversas coisas, alternador, bateria, bomba gasolina...
O melhor é passares numa oficina.

Senão começamos todos a dar tiros no escuro :sh)

Creio que te enganaste nos valores ou então alguma coisa de muito errado se passa com o teu carro. 500 rpm a carregar no acelerador? Como é que se faz 10 rpm sem o carro ir abaixo?

Creio que te enganaste nos valores ou então alguma coisa de muito errado se passa com o teu carro. 500 rpm a carregar no acelerador? Como é que se faz 10 rpm sem o carro ir abaixo?

Ela está a referir-se ao que vê no painel, e lá está 10, só que em pequeno na base deverá estar x100 rpm.

Boas!
Concerteza o módulo de ignição do distribuidor avariou. É muito comum nos Unos.

Saudações Alfistas!

Para os mecânicos mais velhotes, a "cassete".
[:D][:D]

Obrigada a todos. Como o uno já tinha sido roubado duas vezes e deixou-me pendurada algumas vezes,hoje adquiri um carro novo e amanha o uno entrega a alma ao criador.

Nao faço ideia quanto custaria o módulo de ignição do distribuidor mas isto foi a gota de agua. Coitadinho ainda rolou uns bons kms na minha mao, chegou a hora de o por a descansar.

Obrigada a todos. Como o uno já tinha sido roubado duas vezes e deixou-me pendurada algumas vezes,hoje adquiri um carro novo e amanha o uno entrega a alma ao criador.

Nao faço ideia quanto custaria o módulo de ignição do distribuidor mas isto foi a gota de agua. Coitadinho ainda rolou uns bons kms na minha mao, chegou a hora de o por a descansar.

O modulo deve rondar os 70€. Vai para abate o Uno? [s)]

dependendo se o Uno é um ie ou simplesmente um 45S ou 60 S ou SX a avaria pode ser o modulo da electronica ou entao uma pecinha mais simples onde liga um tubo de vacuo.. nao sei como raio se chama aquilo mas é uma pecinha redonda junto ao distribuidor.. e custa meia duzia de euros..

Boa sorte com a maquina nova, mas carros de manutençao tao simples barata e pratica como os Unos ja nao se fazem mais.. esperemos qu eo novo nao dê problemas bem masi chatos e enervantes de resolver.. sobretudo quando as marcas nao assumem as garantias, coisa comum hoje em dia..

Tive 3 Unos.. e só fiquei a pé quando comprei o meu primeiro carro novo.. um Renault Megane... [;)]

Voltar
Superior