Ajuda com problema de bateria!

columind

New member
Boas, estive a pesquisar o forum e nao reparei em nenhum sub-forum como havia dantes sobre problemas com automoveis e como resolve-los, por isso vou por isto aqui mas se aqui nao pertencer, por favor movam-no para o destino correcto.

Tenho um Nissan Sunny Hatchback de 1992, comprei-o usado e nunca me deu problemas, mas, e como é costume nalguns carros usados que nao eram mt bem tratados, a bateria do mesmo já aparentava ser algo antiga e recentemente deu-se-me o caso de chegar ao meu carro, quando nada o esperava, e ele nao pegar.
Assumi que, dado a bateria aparentar alta idade, que se teria de substituir a mesma, entao chamei um amigo meu com um fiat panda para, com cabos, tentar fazer pegar o meu carro ligando à bateria dele, o suficiente pa o por a trabalhar, para eventualmente levar a um mecanico perto que nao levasse mt e já agora me ver as ligaçoes da mesma que também aparentavam ter alguma idade e desgaste.
Bom, ligámos os cabos e ainda antes dele ter tempo de ligar a ignicao do carro dele e eu do meu, um dos bornes ou perto de um dos bornes (ligacoes da bateria) (nao sei se é assim k se escreve) começou a deitar fumo...imediatamente e com cuidado desliguei os cabos e o fumo parou. Quando reparei, um dos vidros do meu carro (elétricos) tinha-se expontaneamente aberto...pensei: curto circuito!
Ficámos todos um pouco sem saber o k fazer e com pouca vontade de repetir a experiencia (confirmámos k tinhamos ligado bem os cabos às extremidades) mas como o vidro n fechava doutra forma n se podia deixar o carro assim e tinha de pelo menos tentar fecha-lo.
Tentámos de novo e lá deu, sem sobressaltos...fechei o vidro e retirámos os cabos pouco depois...o meu carro foi-se abaixo pouco depois (provavelmente n ficou ligado tempo suficiente pa carregar pensei eu).
Ora, lá fui eu ao continente comprar uma bateria, que soube por colegas ser bastante razoavel e duradoura mesmo sendo dessa marca, e lá fui substitui-la, pensando k seria da bateria velha estar a dar as ultimas.
Substitui e descansei.
O carro passado uns dias foi ligado e aparentava estar tudo bem...mas quando o uso pela primeira vez, ando um pouco com ele, tudo normal, e passado um pc desligo-o. Quando o volto a ligar, só acendiam as luzes médias e o carro trabalhava, mas sem piscas, sem luz do painel de instrumentos e sem vidros eletricos...levei-o para o estacionamento e desliguei-o.
Nao voltou a ligar mais, tava morto.
Chamei o reboque para poder levá-lo a uma oficina já k claramente já n era da bateria directamente o problema. O senhor chegou lá e disse-me k o problema era dos bornes k tavam velhos e já nao faziam bom contacto com a bateria e iam-se desprendendo pelo caminho e consequentemente o carro por vezes n pegava.
La me apertou akilo mais ou menos e deu pa ir até à oficina pa mandar substituir os ditos.
Feito isto, o carro uma vez mais aparentava estar a funcionar normalmente.
Até que ontem, voltei a ligá-lo e uma vez mais da primeira vez tudo relativamente normal, tendo eu a necessidade de acelerar um bocadinho para aparecerem as luzes do travao de mao e da pressao do oleo ao inicio, mas depois de andar um bocadinho e estacionar, ao voltar a ligar, a mesma coisa...piscas nada, vidros eletricos nada, painel de instrumentos preto, nada senao ele tar ligado e os médios funcionarem.
Estacionei-o e hoje tive a verificar os fusiveis...parece estar tudo em condicoes...desliguei e voltei a ligar alguns cabos para que nao hajam duvidas k estao relativamente bem ligados e a fazer contacto, e agora o carro parece k liga mas precisa de umas gasadas no acelerador para começarem a aparecer as luzes dos piscas, vidros, painel, maximos, minimos, etc...ou seja, ao inicio, na posicao imediatamente antes da ignicao, n aparecem luzes nenhumas senao as do relogio...
Tenho receio de usar o carro assim n vá ele ficar se piscas de novo ou simplesmente n pegar...
Alguém sabe se isto é normal e se entretanto vai mesmo normalizar?
Alguém sabe se algo está mal e o que é que está mal?
Agradeço desde já qualquer ajuda que me possam dar...
Obrigado

Envolvendo a bateria é o caso mais estranho que já vi.
De alguma forma a bateria do teu Sunny descarrega...
Interessante é como a bateria tem força para fazer mover o motor de arranque mas não tem força para acender as luzes...
Vou tentar indagar algo pela net.
Entretanto espera um pouco que vem mais malta por aí.;)

Esse texto está um bocado confuso....[xx(]

Afinal o carro pega ou não? Sentes falta de força no motor de arranque?

Dizes que ficaste sem piscas e afins, depois disso voltaram a funcionar? Foram substituidos fusiveis quando foste à oficina? É que quando a abteria por algum motivo faz curto-circuito alguns fusíveis podem muito bem ir à vida.

Se a bateria é nova e está a ficar sem carga das duas uma: ou veio com defeito ou então estás com algum problema no alternador... (Com o motor a trabalhar acendesse a luz da bateria?)

citação:Originalmente colocada por nuno_leao

Esse texto está um bocado confuso....[xx(]

Afinal o carro pega ou não? Sentes falta de força no motor de arranque?

Dizes que ficaste sem piscas e afins, depois disso voltaram a funcionar? Foram substituidos fusiveis quando foste à oficina? É que quando a abteria por algum motivo faz curto-circuito alguns fusíveis podem muito bem ir à vida.

Se a bateria é nova e está a ficar sem carga das duas uma: ou veio com defeito ou então estás com algum problema no alternador... (Com o motor a trabalhar acendesse a luz da bateria?)

Segundo percebi ele dá umas gazadas e ficam a funcionar.

O motor de arranque pode estar com pouca força e só injectando mais combustivel é que o carro pega... MAs se for isso com o passar do tempo a bateria descarrega de certeza...

Talvez precises de levar o carro a uma boa revisão da parte eléctrica

Exacto...ninguém mudou fusiveis, e eu verifiquei hoje a maioria deles e estavam todos bons.
O carro neste momento pega e liga as luzes médias na boa, mas para ligar o resto tenho de mandar umas gazadas pa activar tudo.
A bateria é nova, nao reparo em grandes faltas de força no motor...
O que foi mudado na oficina foram os bornes que ligam à bateria...mais nada.
Os piscas ficaram sem funcionar, bem como os vidros e as luzes do painel, e os maximos...só depois de gazadas fortes é k se activam...e antes de hoje andar de volta dos cabos a tentar liga-los melhor ou verificar possiveis faltas de encaixe ou assim ele nem com as gazadas ia lá, só ligava medios e o motor...só por 1 vez aparentou ligar tudo na boa, mas dpois disso andava na mesma.
Pelo que o senhor da assistencia em viagem disse, a bateria nao estava a descarregar, era apenas mau contacto dos bornes que entretanto foram alvo de substiuicao...e o que é facto é que embora os problemas das luzes se mantenha, ao menos ele agora nunca deixa de pegar e iniciar o motor.
Repito, o motor pega na boa...as luzes que referi é que precisam de mais gazadas.

Isso é bastante estranho... Mas sem dúvida que tens aí um problema. Mas acho que só mesmo um electricista te pode ajudar.

É estranho que depois de dares umas gazadas tudo funcione normalmente, é quase como se a bateria descarregasse ao ligar o carro e só depois de receber mais carga do alternador tudo voltasse a funcionar...

Será talvez o alternador que não está a funcionar bem.

Quando ligas o carro o alternador pode estar passado e não manda energia e quando mandas umas gazadas ele começa então a mandar energia aos componente eletrónicos;)

citação:Originalmente colocada por C3_soul

Quando ligas o carro o alternador pode estar passado e não manda energia e quando mandas umas gazadas ele começa então a mandar energia aos componente eletrónicos;)

E como explicas a força para mover o motor de arranque?

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

citação:Originalmente colocada por C3_soul

E como explicas a força para mover o motor de arranque?

A força vem da bateria.

Para pores o carro a trabalhar podes ter o alternador passado basta a bateria estar boa...

Claro que quando acabar a bateria o carro vai se abaixo...

Também começo a ficar inclinado para algum problema no alternador... O facto da bateria ser nova faz com que ainda tenha força para arrancar o carro, mas se efectivamente o alternador estiver passado em pouco tempo vai descarregar a bateria.

Mesmo assim é estranho como ele diz que acende os médios e já os minimos não funcionam...

Nao compreendo mesmo...mas já agora, quando ligo o carro ele nao carrega automaticamente de novo a bateria?
O fornecer de energia das aceleracoes nao compensa a descarga do alternador (no caso dele tar mesmo passado)?
Nao compreendo como é que o carro pega e nao tem energia para umas luzecas ,mas pa accionar o motor tem...faz sentido? E porque é que os médios funcionam e os piscas nao por exemplo?Se fosse mesmo o alternador nao estaria a testemunhar falhas generalizadas e ou aleatorias em todos os elementos eletricos?

Estive a pensar um pouco no teu caso.

Tenta medir a energia que sai do alternador com um multimetro, para ver se esta se altera significativamente antes e depois de mandares as tais gazadas.

Se não ouver alterações nos valores pode ser que seja um fio descarnado que quando paras o motor esteja em conctacto com a chapa e depois de mandares umas acelaradelas o fio deixa de estar encostado á chapa e voila!! Tudo funciona;)

Antenção isto são apenas pequenas dicas, se não te sentires á vontade com estas cenas deves levar o carro ao eletrecista;)

citação:Originalmente colocada por columind

Nao compreendo mesmo...mas já agora, quando ligo o carro ele nao carrega automaticamente de novo a bateria?

Sim quando o alternador funciona bem isso acontece

O fornecer de energia das aceleracoes nao compensa a descarga do alternador (no caso dele tar mesmo passado)?

Não compreendi o que queres dizer

Nao compreendo como é que o carro pega e nao tem energia para umas luzecas ,mas pa accionar o motor tem...faz sentido?

Isso é de facto estranho mas le o meu post acima...
E porque é que os médios funcionam e os piscas nao por exemplo?

Não te sei dizer...
Se fosse mesmo o alternador nao estaria a testemunhar falhas generalizadas e ou aleatorias em todos os elementos eletricos?

Tambem não te sei responder, mas pela lógica os primeiros componentes a falhar seriam aqueles que percisam de mais energia

Tao perguntas pa voces:

1) Axam que é seguro fazer uma viagem Lisboa- Sintra com o carro nestas condicoes? A bateria está efectivamente a descarregar-se e corro o risco dele parar a meio do caminho? Quais sao os principais perigos k enfrento com uma viagem minimamente longa?

citação:Originalmente colocada por columind

Tao perguntas pa voces:

1) Axam que é seguro fazer uma viagem Lisboa- Sintra com o carro nestas condicoes? A bateria está efectivamente a descarregar-se e corro o risco dele parar a meio do caminho? Quais sao os principais perigos k enfrento com uma viagem minimamente longa?

Não me parece uma boa ideia estares a fazer viagens com o carro nesse estado. Podes ficar com a bateria descarregada, queimar fusiveis ou até coisas piores se andarem para aí fios em curto...

Acho que deves mesmo levar o carro a um electricista para dares um bom arranjo a isso antes que sofras danos mais graves

Voltar
Superior