Ainda é obrigatório dar os piscas?

Eu nunca dou piscas.[;)]

Para evitar gastar corrente do alternador e assim consigo poupar cerca de 0,5 L de combustível / 100 Km.
E poupas a lampada.

Eu as poucas vezes que não dou é quando vejo que estou sozinho, mas regra geral dou sempre.

E quando me dão passagem ou assim agradeço sempre com os 4 piscas.[:D]

Os carros novos trazem vários gadget's como equipamento de série, mas os indicadores de mudança de direcção, vulgo piscas, e retrovisores vêm como extras.

O pior é nas rotundas, quando vão sair delas não dão pisca.E eu à espera para entrar, " olha este ainda vem para aqui" e eles saiem e eu "f0d**** já perdi a oportunidade".

Aparentemente usar os indicadores de mudança de direcção parece ser cada vez mais uma raridade entre o condutor tuga...em Lisboa até me dava impressão, eram mesmo raros os que faziam...até fico admirado como é que não há mais acidentes...e cada vez assisto a familiares e amigos a fazer o mesmo...e quando vou com eles no carro deles, os advirto, alguns até se sentem ofendidos e dão mil e uma justificações para o que fazem e as vezes deturpam o que está no CE para terem razão e que já têm carta e não são meus alunos...um gajo é amigo, dá conselhos para o bem deles e ainda reclamam como se fossem os donos da verdade...

Mais uma vez se prova que, a condução não é para todos, e a maior parte tem pouca noção do que faz. A ausência de sinalização de uma manobra é grave e pode trazer consequências igualmente graves.

A ausência de pisca na mudança de direcção, paragem, etc é apenas o espelho do que a sociedade se está a tornar, onde as pessoas pouco ou nada se preocupam com os demais. Estão dentro do seu "mundo" e sabem para onde querem ir... os outros que se preocupem.

Não obstante a questão da ausência de piscas em muitas manobras, devemos sempre acautelar o erro do condutor, e manter distância segura.

Acho impressionante que, quando vou na estrada, se não estou colado ao carro da frente (em ultrapassagem), há sempre alguém pronto a manifestar a sua pressa, bem como a capacidade em achar que, por não estar colado ao carro da frente, não circulo em "modo urgência" e nessa altura, se houvesse mais luzes, estou certo que as fariam questão de ligar.

Pior é quando ligam o pisca numa rotunda e pensas "ele vai sair naquela" e começas a entrar de fininho e o gajo lambe-te a frente! A mim, à duas semanas, aconteceu-me isso. Um carro de instrução, com o Exmo. Sr. Instrutor ao volante sozinho. Ia com o telemóvel, não tinha mão para desligar o dito cujo...

Última edição:
ontem comigo foi a BT. iam a 40, era chato ir na via mais à direita e passá-los, depois lá ao fundo meter-me outra vez na esquerda e seguir, mas se eu soubesse mereciam que eu tivesse isso. fui então 200mt atrás deles a 40 (eram o único carro à minha frente) e depois entram na via rápida após um tunel. entretanto ultrapassamos um carro e eles metem-se numa e noutra faixa, eu sem saber se eles iriam mudar de faixa ou não. lá mudaram e eu com o pisca ligado para a direita e eles nada. lá me meti na faixa mais à direita, eles voltaram para a esquerda e eu saí para outro acesso.

depois querem que os outros cumpram. mais à frente estava uma carrinha das grandes de cor verde da GNR no lugar dos taxis. tudo bem que não havia mais estacionamento e que estavam no primeiro lugar, mas mais uma vez a não darem exemplo.

Na vila onde os meus pais nasceram ,sinalizar com piscas uma paragem para entrar ou sair alguém é mentira . Comecei a fazer o seguinte : se não viesse ninguém de frente, ou atrás de mim , parava ao lado do outro condutor, e avisava-o que tinha o pisca avariado . Arrancava, e quando espreitava para o meu retrovisor para ver a reacção dele , era vê-lo a ligar para confirmar[8b] . Fiz várias vezes , mas não deve ter adiantado muito .

Quando ando com o meu patrão é sempre um atrofio. Ele tem o SUV da Citroen e gosta de acelerar, então quando começa a ultrapassar liga o pisca da esquerda e nunca mais o tira, tenha ele que virar à direita, em fila, rotundas, etc[8b] O estranho é que não entendo como o pisca não se suspende com a mudança de direcção...

Cada vez se usa menos o pisca. Acho que há malta que mais valia abdicar dos ditos e assim sacava um preço mais em conta nos respectivos carros.

A mim aborrece-me ir um bocado atrás de um carro que ande a serpentear pela cidade e não faça nenhum pisca. E aquilo que aqui já se falou, que é irem à procura de um lugar ou de pararem (muito comum em ruas com comércio e serviços) mas fazerem tudo pela ordem inversa, ou seja, primeiro param e depois é que fazem pisca. Para esses só há uma palavra que é "idiotas"!

De facto há muita malta que deve ter a mania da poupança da bateria, pois não gostam de usar as luzes. Ainda ontem, em plena A5, ia eu iniciar uma ultrapassagem quando me apercebi, à última, de que ia a ser ultrapassado por uma "senhora" com os belos dos mínimos ligados (já era praticamente de noite). Tive de guinar de volta para a minha faixa para deixar sua santa estupidez passar. Depois quando me meti nessa faixa fiz-lhe sinais de luzes, ao que ela me respondeu, ali na zona da estação de serviço antes das Amoreiras, com um sinal "se queres passa por cima". Enfim, deve achar que os mínimos chegam para dar sinal de vida do seu carro escuro. Será que aquela "senhora" não se apercebeu que quando chegava à traseira dos outros carros não via reflexo nenhum de luz?![8b]

Não acho nada que cada vez se use menos o pisca.
Usa-se como sempre se usou, há quem cumpra normalmente as regras e há quem provavelmente se efectuados testes psicotécnicos ou reciclagens para obter/manter a carta ficasse sem ela.

Ainda hoje quando estava à procura de lugar numa avenida de 3 faixas, sinalizei, abrandei e encostei-me bastante à direita. Diria eu que qualquer pessoa habilitada a conduzir e minimamente inteligente percebia que estava à procura de lugar, e assim que se apercebesse ia antecipadamente preparar a ultrapassagem quase sem perder velocidade. Mas pelos vistos, não foi, pois houve vários condutores que paravam atrás de mim e buzinavam!

Nas seguintes situações, irrita-me profundamente a NÃO utilização de piscas:

- Inicio ou retoma de marcha.
- Nas rotundas
- Quando querem estacionar
- Sair para uma via de abrandamento
- Utilização de curtos piscas

Coisa que aprendi na escola de condução, foi a avisar atempadamente os restantes condutores. Se eles existem é para ser utilizado.

Voltar
Superior