Aerografo

Tux

Well-known member
Bom dia
Estou a pensar comprar um aerografo para utilizar com escantilhão, mas estou na duvida sobre qual o modelo escolher.
Tem dois modelos no Aki a venda.
O primeiro de acção simples mas com ligação directa ao compressor (tenho um compressor normal)
kit-aerografo-6-pecas-aco-simples-p-modelismo-hobby_MLB-F-2826561886_062012.jpg

E o segundo, um de acção dupla, mas sem acessórios de ligação directa.
AEROGRAFO_SOGOLE_49e2474a877a7.jpg

Estou estou inclinado para o primeiro, porque é mais barato e ja tem tudo incluído, fica por 20€
Agora gostaria de saber se alguém ja usou este modelo, e se vale alguma coisa?
Já agora será que dá para qualquer tipo de tinta a base de agua?

Última edição:
Os de acção dupla são melhores, pois controlas melhor o fluxo de tinta. Para baixo, controlas a pressão e para trás, a quantidade de tinta que sai (controlando uma agulha no interior). Além de que com o segundo, gastas menos tinta, pois colocas a quantidade que quiseres no reservatório e usas tudo.

No primeiro, tens de colocar sempre uma quantidade superior pois o tubinho tem de estar completamente coberto para sugar bem, e depois alguma tinta vai ficar no tubo, etc.

Quanto à limpeza, o segundo tem mais peças, mas se quiseres mudar de cores rápido, é só meter um pouco de álcool (se forem tintas à base de água), dar umas borrifadelas e tás pronto para outra cor (dependendo do tempo que estiveste a usar, pode ser necessário passar um pano na agulha, mas isso tb é rápido)...

No final, é sempre preciso dar um limpeza a sério, desmontando o aerógrafo todo.

Eu tenho um igual ao segundo (e já não uso há muito tempo), mas só tenho a dizer bem. Para o segundo, tb só precisas de uma mangueira para ligar ao compressor e tás pronto.

Obrigado Real
Ja agora podes me dizer que tipo de tinta usas?.
O meu objectivo é pintar moveis com moldes (escantilhão) dai ter dito que se calhar ia para o mais barato.
Tenho aqui em casa muita tinta a base de agua para tectos e paredes, já experimentei em moveis e fica bem, só não sei se da para aerografo.

desde que seja bem diluida passa tudo.

eu tenho o segundo modelo... comprei numa loja de modelismo que fica no martim moniz, não me lembro do nome.

custou 25€.

para fazer modelismo é muito bom.

o facto de ser acção dupla permite fazer mais coisas como riscos mais finos e suaves, fazer degradê de cores mais facilmente...

apenas tens de arranjar a parte a mangueira que penso não trazer e o adaptador para o compressor.

saudações

EDIT: e por acaso é igual ao da foto... por mais 5€ compensa em muito.

Se é para usa com escantilhão compra o mais barato e mais simples. Não precisas de um com dupla acção para isso.

A diluição da tinta vais experimentando, depende de muita coisa.

Os aerógrafos precisam de tinta muito diluída, com uma consistência tipo leite, para funcionarem bem... Cuidado com isso.

Se não é para trabalhos que exijam grande precisão, penso que te safas bem com o primeiro. Eu costumo usar o meu para modelismo, com tintas específicas para o efeito (às vezes, diluídas).

Sempre comprei o primeiro. Estive a analisar e serve para o que quero (usar em escantilhão).
Agora alhuem conhece uma loja em Braga que venda escantilhoes diversos em material plástico? até agora só vi na Fnac mas com pouca variedade.

Que saudade que tenho do aérografo.

Para mim servia para retocar fotografias geralmente a preto&branco suavizando ou destacando as tonalidades, que depois seriam reproduzidas em catálogos.
Gostava de ter hoje uma nota de 5€ por cada foto que arranjei.

Como já foi dito, o segundo é sempre melhor que o primeiro em termos de controle do fluxo, portanto, em acabamento do trabalho.
Mas claro, depende para aquilo que se quer.

Voltar
Superior