Acidente com carro de trabalho

Entao mas expliquem-me uma coisa.
Pronto bati com o carro num trator e possivelmente vao os dois para a sucata.
Nas piores das hipoteses terei que pagar o arranjo do carro á empresa ou se nao tiver arranjo chegar a uma especie de acordo. Isto na pior das hipoteses certo?
Entao e quanto ao outro veiculo nao tenho de me preocupar pois ai ja é o seguro nao é?
É que se for "só" o ter de pagar e não tiver mais chatisses...
Com o meu lugar na empreaa nao estou preocupado pois tenho a certeza que nao me irao mandar embora.
Ah e nao houve feridos nenhuns.

Última edição:
se estavas em trabalho ou na deslocação casa/trabalho NÃO TENS DE PAGAR ABSOLUTAMENTE NADA, a menos que confesses que agiste por dolo[:D]
no máximo e na pior das hipóteses a empresa fica lixada contigo e arranja forma legal de te dar uns patins.

em relação ao acidente em si, se fores culpado o seguro obrigatório da tua viatura paga os prejuízos do outro.
os prejuízos da tua viatura podem ou não estar cobertos pelo seguro mas ai o problema é da opção que a tua empresa fez ao contratar o seguro.
se não estiverem cobertos das duas três, ou a empresa paga o arranjo ou compra outro carro ou fica com a frota reduzida em uma viatura.

Há que situar a questão.

Isto não se tratou de um acidente rodoviário, no termo propriamente dito, mas sim de um acidente de trabalho. Em termos legais são muito diferentes.

É um acidente de trabalho e um rodoviário; Rodoviário porque envolve veiculos e vai ser acionado o seguro do carro, quer seja contra terceiros, quer seja contra todos os riscos. De trabalho, caso o trabalhador se tenha magoado.

Entao mas expliquem-me uma coisa.
Pronto bati com o carro num trator e possivelmente vao os dois para a sucata.
Nas piores das hipoteses terei que pagar o arranjo do carro á empresa ou se nao tiver arranjo chegar a uma especie de acordo. Isto na pior das hipoteses certo?
Entao e quanto ao outro veiculo nao tenho de me preocupar pois ai ja é o seguro nao é?
É que se for "só" o ter de pagar e não tiver mais chatisses...
Com o meu lugar na empreaa nao estou preocupado pois tenho a certeza que nao me irao mandar embora.
Ah e nao houve feridos nenhuns.

Sim é isso.

Mas não tens hipótese de saber se o carro da empresa tem seguro contra todos os riscos? É que se tiver aí não tens que te preocupar com nada.

se estavas em trabalho ou na deslocação casa/trabalho NÃO TENS DE PAGAR ABSOLUTAMENTE NADA, a menos que confesses que agiste por dolo[:D]
no máximo e na pior das hipóteses a empresa fica lixada contigo e arranja forma legal de te dar uns patins.

em relação ao acidente em si, se fores culpado o seguro obrigatório da tua viatura paga os prejuízos do outro.
os prejuízos da tua viatura podem ou não estar cobertos pelo seguro mas ai o problema é da opção que a tua empresa fez ao contratar o seguro.
se não estiverem cobertos das duas três, ou a empresa paga o arranjo ou compra outro carro ou fica com a frota reduzida em uma viatura.

Então se eu sofrer um acidente na deslocação casa/trabalho ou vice-versa, e perder o carro (isto é, não ter arranjo), tenho direito a indemnização?

Pergunto porque isso aconteceu-me.

Então se eu sofrer um acidente na deslocação casa/trabalho ou vice-versa, e perder o carro (isto é, não ter arranjo), tenho direito a indemnização?

Se for com o teu carro pessoal e se ficares com alguma mazela física entra em actuação o seguro de trabalho, isto porque o percurso casa/trabalho/casa é por lei encarado como trabalho. Se for só danos materiais, no caso do teu carro particular, então aí só entra o seguro do teu carro.

mas estás a falar do quê em concreto? do teu carro pessoal?
tu tens direito sim a indeminização/pagamento de despesas medicas pois o seguro de trabalho cobre apenas danos corporais do trabalhador, se bem que não é cumulativo com outros seguros ou seja se devido a esse acidente ficares sem o dedo mindinho ou optas por receber indeminização via seguro de trabalho ou via seguro auto (se aplicável).
os entendidos dizem que habitualmente um dos seguros paga melhor que o outro.........mas não sei qual.

mas estás a falar do quê em concreto? do teu carro pessoal?
tu tens direito sim a indeminização/pagamento de despesas medicas pois o seguro de trabalho cobre apenas danos corporais do trabalhador, se bem que não é cumulativo com outros seguros ou seja se devido a esse acidente ficares sem o dedo mindinho ou optas por receber indeminização via seguro de trabalho ou via seguro auto (se aplicável).
os entendidos dizem que habitualmente um dos seguros paga melhor que o outro.........mas não sei qual.

Falava apenas em danos materiais, as despesas médicas foram pagas pelo seguro de saúde que tenho.

Ao ler o teu post que citei em cima, fiquei com a ideia que o seguro de trabalho cobria os danos no veículo nas deslocação casa/trabalho/casa.
Mas já responderam, obrigado.

Ora bem, surgiram aqui novas lembranças e duvidas,e se me souberem ajudar agradecia.
Vou explicar melhor a situação, seguia no mesmo sentido do trator que estava após uma curva a direita de pouca visibilidade a entrar num terreno, como o trator tinha reboque estava o reboque a ocupar a faixa da direita e o trator já a meio da faixa contrária. Mal saí da curva e me apercebi que não tinha tempo de parar tentei ultrapassar porém ainda bati na frente do trator projetando o meu carro para uma barreira.
Visto que já bati no sentido contrário (mas já no traço descontínuo) e era um carro de trabalho e estava em horário de trabalho posso vir a sofrer consequências na carta de condução?

Obrigado, abraço

Ora bem, surgiram aqui novas lembranças e duvidas,e se me souberem ajudar agradecia.
Vou explicar melhor a situação, seguia no mesmo sentido do trator que estava após uma curva a direita de pouca visibilidade a entrar num terreno, como o trator tinha reboque estava o reboque a ocupar a faixa da direita e o trator já a meio da faixa contrária. Mal saí da curva e me apercebi que não tinha tempo de parar tentei ultrapassar porém ainda bati na frente do trator projetando o meu carro para uma barreira.
Visto que já bati no sentido contrário (mas já no traço descontínuo) e era um carro de trabalho e estava em horário de trabalho posso vir a sofrer consequências na carta de condução?

Obrigado, abraço

penso que nessa situação não vais ter quaisquer penalizações na carta, isso é tudo com a tua empresa e seguradoras agora...

Off-topic:
Acho excusado estar a abrir múltiplos tópicos - se te mudaram o anterior para o roadbook, era óbvio que fariam o mesmo ou bloqueariam outro novo tópico.

On-topic:
Acho que estás a fazer uma tempestade num copo de água - quanto aos danos, já te explicaram que há seguros e são para isso;
Quanto à carta, se as coisas são como contas, não vejo consequências de maior - simplesmente deparaste-te com uma situação perigosa e com um acidente iminente, tentaste desviar-te, não conseguiste, e bateste.
Isso que tiveste não é uma "infracção" ao código ou regras de trânsito, é um acidente. Acontecem todos os dias, infelizmente.

O do trator é que se podia meter em trabalhos caso não tenha licença/carta para ele ou seguro (não devem faltar casos), ou caso ainda fosse traço contínuo quando ele vira à esquerda, etc...

Voltar
Superior