Não me importo nada de deixar passar ambulâncias em serviço de urgência. O que realmente me chateia é ambulâncias de transporte de doentes para as consultas de hospital. Que eu saiba não é urgência nenhuma, mas claro está muitas são privadas e têm que ser rentabilizadas, logo abusam isto para mim é chico-espertismo.
Já agora também me chateia as carrinhas celulares a transportar presos para os julgamentos. Aceito que haja algumas que tenham que ir depressa por razões de segurança. Mas todas???
Acerca do que tem sido falado neste tópico, convém esclarecer que existem vários tipos de ambulancias:
ABCI: Ambulancia de cuidados Intensivos
ABSC: Ambulancia de Socorro
Estes dois tipos de Ambulancia são os que se deslocam para as emergencias e é normal ve-las a utilizar sinais sonoros.
ABTD: Ambulancia de Transporte de Doentes: São geralmente utilizadas para fazer serviços não urgentes, como transferencias entre unidades de saúde e transporte de acamados para consultas ou exames. Estas ambulancias estão equipadas com equipamento sonoro, que pode ser utilizado em caso de necessidade.
ABTM: Ambulancia de Transporte Médico: São carrinhas de nove lugares, adaptadas para o transporte de pessoas com limitações fisicas. São geralmente utilizadas para transportar pessoas às consultas, fisioterapia ou exames. Este tipo de veiculos não possui sinalização sonora, nem sequer sinalização luminosa (rotativos ou strobs), pelo que será impossivel que alguém as tenha visto a apitar.
Em relação ao assunto do tópico, posso falar por experiencia própria, que já apanhei alguns sustos por utilizar a sirene. O que acontece é que muitos condutores em vez de aumentarem o ritmo da sua marcha, ou encostarem à direita, simplesmente param no exacto local onde se encontram, tendo-me já obrigado a fazer ultrapassagens em curvas sem visibilidade ou a travar a fundo para evitar bater-lhes por traz.
Com a experiencia adquirida, acabo por preferir não utilizar a sirene.
Quanto à visibilidade destes veiculos, penso ser uma questão que não se coloca. Os "strobs" estão propositadamente ao nivel do retrovisor e a palavra ambulancia escrita ao contrário não deixa margem para duvidas.