A educação na estrada.

:D eL niNo, também já reparei nisso. Elas são lixadas para deixar meter. :D

E já me aconteceu, eu estar a apontar para meter, e ela vir, e pimba, meter onde eu queria. Como não estava para me chatear, desfiz o pisca, e fui estacionar noutro local. [8]

Tub: tens muita paciencia... isso eu passo-me completamente! é isso e o pessoal a dar as rotundas pela direita... sao as duas coisas que mais que irritam!

Eu acho que isto acontece ás mulheres, pq elas ainda se sentem um pouco como o sexo fraco, entao acho que ao fazerem estas coisas se tentam afirmar. É uma teoria parva, mas é a melhor que consigo arranjar! lol

citação:Originalmente colocada por Tó Zé

Por vezes também ando mais bem disposto a conduzir, mas nem por isso entro numa de ceder passagens. É um princípio que tenho: não cedo passagens a ninguém, a não ser, eveidentemente, se essa pessoas tiver prioridade. Para mim é uma questão de manter a ordem estabelecida e a fluidez do trânsito.

Lembro-me que há uns anos atrás em Valadares, perto do restaurante "O Braseiro", existia uma entrada para o trânsito que vinha da praia de Francelos. Esta entrada era particularmente difícil, dado o trânsito intenso que se verificava na, há data, antiga 109. De vez em quando apareciam uns simpáticos que abrandavam ou paravam mesmo para deixar entrar meia duzia de carros vindos de Francelos.

Ora essa amabilidade causava geralmente uma fila com alguns quilómetros chegando mesmo à Volvo perto do Gaiashoping...bastava um só abrandar e estava o caos estabelecido.

Quado para mais havia alternativa para o trânsito vindo da praia que era ir mais a sul um pouco, a Miramar, e entrar lá na 109...

E há mais, ao ceder-mos prioridade em locais onde a tenhamos, podemos causar acidentes, pois estamos a abrabdar ou parar o carro sem razão que o justifique, e nesse caso se nos baterem por trás podemos ser considerados culpados.

Mas quanto à boa educação, acho que esta deve imperar sempre, dentro e fora da estrada, e por norma, salvo algum esquecimento, agradeço sempre!

Muito importante isto. Ceder passagem quando nao temos de o fazer pode ser perigoso. Tal como parar em passadeiras e "forçar" o peao a atravessar quando nao é totalmente seguro pode ser o inicio de um acidente desnecessário.

;)

Foi o que referi também anteriormente, eu só o faço quando não tenho transito atrás. Senão pode ser perigoso.

Isso das passadeiras é a mesma coisa, quantas vezes já vi o carro que vai à minha frente, fazer uma travagem brusca para o peão passar.

eL niNo essa explicação para essas situações tem a sua lógica. Essa que me aconteceu foi em Aveiro, na avenida, estava já eu parado com o pisca feito, enquanto o carro saia do estacionamento, e no momento em que sai, e eu vou a preparar-me para meter lá o carro, vem uma égua num Toyota Corolla, e zinga, meio à fangio coloca lá o carro. [8][8] O que é que me adiantava barafustar… desfiz o pisca e fui procurar noutro local.

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

Foi o que referi também anteriormente, eu só o faço quando não tenho transito atrás. Senão pode ser perigoso.

Isso das passadeiras é a mesma coisa, quantas vezes já vi o carro que vai à minha frente, fazer uma travagem brusca para o peão passar.

eL niNo essa explicação para essas situações tem a sua lógica. Essa que me aconteceu foi em Aveiro, na avenida, estava já eu parado com o pisca feito, enquanto o carro saia do estacionamento, e no momento em que sai, e eu vou a preparar-me para meter lá o carro, vem uma égua num Toyota Corolla, e zinga, meio à fangio coloca lá o carro. [8][8] O que é que me adiantava barafustar… desfiz o pisca e fui procurar noutro local.

O meu falecido pai também fez isso uma vez...fingiu que não viu o outro carro que estava para estacionar há mais tempo e zás!!!...tirou-lhe o lugar. O rapaz saiu do carro, aproximou-se e educadamente pediu ao meu pai para tirar o carro pelas razões que nós já sabemos. E o meu pai fez o que lhe competia: tirou o carro!!!

Uma cena que já reparei e com isto não queria generalizar (é somente um facto observado) é que as senhoras raramente agradecem uma cedência de passagem. Já sei que me irão chamar machista mas até a minha mulher verifica isto. E quando vão para o trabalho de manhã fazem N asneiras que até fico perplexo.

Agora generalizando propositadamente, a classe dos taxistas também sofre de um complexo de superioridade que os faz presentear-nos com atitudes inversas àquelas que, por força do facto de serem condutores profissionais (mas pouco) e transportando pessoas que não conhecem, deviam demonstrar, dando o exemplo.

Desde às uns anos para cá reparei que está instalada uma confusão na mente dos condutores. Cedem passagem tendo prioridade. Passam e metem-se à bruta tendo um STOP ou um triângulo invertido. Quase ninguém sabe o que é a regra de prioridade. Quase ninguém sabe circular numa rotunda. A estacionar poucos são os que pensam nos outros. É só xico-espertice dos tugas. Enfim, as pessoas transformam-se completamente quando se sentam ao volante de um automóvel. Eu chego até a pensar se a própria máquina não é causa de uma personalidade dupla do seu condutor.

Eu também não sou nenhum santo e já meti água algumas vezes, já ultrapassei pela direita, e outras cenas mais mas, por força das circunstâncias (agora tenho 2 bebés para transportar todos os dias e tenho de os defender sempre que vão comigo no carro) a minha condução é muito mais calma e relaxada, sem nunca atrapalhar outros condutores.

Agora tenho mais tempo para observar os outros e as suas asneiras, más educações, atitudes estúpidas e egoístas e enorme falta de civismo. E pegar nestes aspectos e colocá-los na coluna do AQUILO QUE NÃO QUERO QUE OS MEUS FILHOS SEJAM quando chega a hora de lhes dar educação.

p.s.- desculpem o testamento

Acho engraçado este estigma contra as mulheres....porque até a minha mulher o tem LOLOLOL!!!!!!

Se uma gaja faz uma asneira, ou se esquece de sinalizar uma manobra ou mudança de direcção ela diz logo:
- Vê-se logo que é uma gaja que vai a conduzir!!!!!

Da minha parte não é um estigma. É mais uma observação. Uma experiência que até te posso desafiar a fazer. Contas 20 ou 30 situações em que te cruzas com uma senhora ao volante, dás passagem e contas as que elas te agradecem e depois vê a percentagem. Acho que o estigma é da parte delas.

Originalmente colocada por Tubular Bells

Bons dias pessoal,

Bom, hoje de manhã lá fui, mais uma vez para Águeda, e ia tão nas calmas, a saborear o álbum On An Island do David Gilmour, que ia numa de ceder passagens, mesmo com prioridade, enfim, "ser simpático".

És dos poucos a ceder passagem, em Águeda...[}:)]
sempre que la vou, e tenho que andar a "foot", e ter que passar na passadeira,meço bem a distancia e velocidade dos carros, que uma vez, um...quase me passou um pé a ferro a meio da passadeira...em frente a cooperativa.
Mas quem diz em Águeda , diz em qualquer lugar de portugal.
Acho graça, quando se da passagem a certos peões, especialmente ja meio idosos na passadeira, ao invez de caminhar....tentam correr, e a maioria até evita as passadeiras.
e ja agora, Keep up the good work!

São esses que o Tubs referiu e são também os nossos queridos avecs.

Nas férias de verão costumava trabalhar numa empresa de um familiar, na zona de Cabeceiras de Basto/Ribeira de Pena, e muito do meu trabalho consistia em passear de Mercedes Sprinter ou Vito ou outros carros do género a entregar material a clientes. Quem conhecer aquelas estradas sabe que aquilo é só curvas e contra-curvas. Como conheço bem as estradas e as carrinhas eram boas costumava andar bastante ligeirinho, mas não tão ligeirinho quanto um ligeiro de passageiros poderia andar, por isso muitas vezes abrandava para dar passagem aos nossos emigrantes (para poderem andar a 90 ou 100 em vez de virem atras de mim a 80 ou 90). Pode-se contar pelos dedos das mãos aqueles que agradeciam (e muitos deles, apesar de virem sempre colados na minha traseira, depois de os deixar ultrapassar, não se "iam embora" e abrandavam-me o ritmo).

...moral da história: deixei de ceder passagem.

ate fico ofemdido:D:D:Dpensas tu que nao somos portugueses
e depois la dis o velho ditado nem roma faz como os romanos[}:)][}:)]se voces assim se comportam porque nao nos tambem somos tugas ou so servimos para apoiar a selecçao?

curto bué xicos espertos...
marginal, entrada de cascais, vão pela eskerda e perto do jumbo, como kem não ker a coisa, enfiam-se para a direita; ou antes, onde agora tem semaforos, entram para o parke do hotel, e de mansinho tentam entrar na marginal pelo acesso ao parke de palmela...
quando ia todas as manhãs para cascais, era o meu entretem, chatear, sempre encostado ao risco e depois encostava á direita, não deixava ninguem meter... era um gajo bué de popular, era vê-los a vociferar o belo do calão, e eu ria-me e dizia: bate que kero pintar...!!
em manike tem de haver sempre o chiko esperto que entende k não tem de dar a volta pela paragem do autocarro e cortar caminho por uma rua com o sinal de transito proibido excepto residentes...ficam realmente todos fod...kuando depois não os deixo passar, pena é k há sempre um "simpático".
no outro dia na rotunda junto á total no cascais shopping, um cromo que não sabe fazer uma rotunda, mete-se á papo-seco no seu suprior carro mpv usa model feito no cú de judas e seu ar superior, apito, okha com desdem, acelero, ocupo o meu lugar por direito, e sigo. foi colado á traseira até á rotunda dos condes de barcelona, bem tentou ultrapassar...
facilito sempre que posso, quando vou sem pressa, encosto e deixo passar... kuando me facilitam a vida agradeço, se faço bosta peço desculpa.. agora chicos cromos espertos... só não fod..se não puder.

Voltar
Superior