206 hdi van - Setup de Som (Ajuda) - Updated

Deceti estou a falar de potencia RMS nao a potencia maxima. O mp31 é 4 *15 ou seja 15 watts por canal.

Os da serie 7 é que é 26 por canal. Os da serie 5 é 22.

A duvida é se os 15 watts sao suficientes para um grave controlado. A coluna ate e capaz de produzir bom grave mas precisa de 1 bom amplificador. Eu no carro tb nao quero nenhum hi-fi apenas melhor do que o tenho agora.

Com o sony simplesmente nao tenho graves

citação:Originalmente colocada por Superfast

Os da serie 7 é que é 26 por canal. Os da serie 5 é 22.
4 x 26 W sinusoidal, diz o manual do meu MP53. :) ;) :)

A duvida é se os 15 watts sao suficientes para um grave controlado. A coluna ate e capaz de produzir bom grave mas precisa de 1 bom amplificador. Eu no carro tb nao quero nenhum hi-fi apenas melhor do que o tenho agora.
São... Desde que não oiças na zona onde o amplificador distorce... E ter em atenção à montagem da coluna! Má montada ou não sendo a ideal para o local que pretendes pode facilmente provocar dissabores à escuta.

Com o sony simplesmente nao tenho graves
Estranho... Sendo eles os bacanos que começaram com o Mega Bass e X-plod e afins...

Mas isso que sentes é com as colunas actuais, certo [?]

Para além disto, o rádio deverá ser de uma gama mais baixa, não [?]

Tenho um colega com um 206 dos primeiritos que saiu, e montadas umas colunas (que já foram minhas) da Kenwood, para quem conhecer, umas dualmag de 16,5 ou 17, não me recordo com precisão... Mas posso garantir-te que com o sony que teve (gama baixa) tocavam lindamente, com um kenwood que teve (gama baixa) tocavam lindamente, e com o actual panasonic (também gama baixa) continuam a tocar muito bem, sempre sem amplificação.

Mas posso dizer que essas colunas custaram-me, novinhas há cerca de uns 4/5 anos +- 40 contitos...

Não se pode querer muito sem puxar pelos aérios, infelizmente...

Claro que com jeitinho se consegue arranjar umas colunas bem razoáveis, e sem gastar muito. Dentro destes parametros aconselho as jbl [^]

De que zona és?

EDIT: já vi que és da zona norte, se estivessemos mais perto emprestava-te umas jbl 16 cm que tirei do meu carro para experimentares ;)

Cump.

Vou esperar por ter o blaupunkt mp31 final. Vejo logo qual o sony e meto aqui. Sei que diz 4 * 45 e tem Dbass (mesmo no nivel 2 nao se passa nada lol).

A ideia será entao mesmo trocar as colunas. Vou ver JBL entao. Ou alpine. Depois digo qq coisa

Alpine é uma boa marca, aliás troquei as jbl por umas alpine série R, mas as gamas mais altas.

E mesmo assim são muito caras quando comparadas com outras marcas, as de gama mais baixa não compensam mesmo o investimento...

Vai a uma radio popular, worten, norauto ou outro sitio do genero, onde seja possivel ouvires as colunas a tocar nos espositores. Sempre dá para teres uma ideia ; )

Boa escolha ; )

Cump.

Uma duvida:

Se só se usar 2 canais e o radio tiver 4 é possivel fazer bridge?

Ou seja biamplificar as colunas? Em vez de 4*15 ter 2*30?

alguns amps dão outros nem por isso..
no caso do radio duvido seriamente que dê pra fazer isso..:D:D

Fui ontem a Worten (em breve vou a Norauto) e ouvi umas JBL 936GTO acho e nao achei muito melhoria e ouvi um blaupunkt mp36 (equivalente) com um cd de demo que la tinham.

Achei francamente mau. Vou nem que seja mais tarde p 1 solucao de amp e sub

Em relação a fazr uma ponte com o rádio não sei, nunca experimentei tal coisa. O melhor é informares-te numa casa da especialidade.

Não tenho a certeza se as jbl que tenho são as 936, aliás nem me lembro da referência, apenas sei que me custaram +- 55 € há uns mesitos largos...

Mas como vez fizeste bem em ter ouvido. Não te esqueças é que as colunas que ouviste estão a trabalhar num ambiente muito aberto ; )

A malta que vive o som a sério até custuma aconselhar um material isolante para as portas, por forma a aumentar a qualidade da coluna, nomeadamente os graves.

Tens também uns sub activos que já vêem amplificados, mas sinceramente não conheço muito sobre a matéria.

Força aí na melhoria do som ; )

Cump.

Como o investimento para a frente de jeito seria algo dispendioso. No minimo ia gastar 200 euros sendo mais realista 350 euros lol.

Vou optar por uma solução a meu ver mais benefica ou seja:

Retirar os graves da frente e meter amp e sub.

15 ou 18 watts para agudos e medios chega perfeitamente e vou meter 140 no sub de 25 cms

Abraços

Vou explicar pq estive a reler o topico e acho que mereces devido ao esforço que puseste.

Eu tenho 1 comercial e um colega aqui do forum (que conheço bem) tem um amp + sub até nada mal reputados (macrom...ao nivel da mac audio) so q por falta de espaço na mala de 5 lugares retirou.

Sendo de confiança vou ficar por 1 valor quase irrisorio e tapo a falta de graves que o meu sistema tem. Assim o radio fica apenas a amplificar as colunas (medios e agudos basicamente).

Provisoriamente invisto no sub e amp (so tenho de ver se o sub nao e monstruoso ja que é de 25 cms mais caixa de 24 litros). O amp nem e mauzito (2 canais) e em bridged mode da 140 watts.

Futuramente (adio) vejo se invisto numas phase pcs ou cfs e amp se necessario mas para ja e tendo orçamento limitado vou ajudar o sistema com o sub.

Vamos la fazer um ponto da situacao.
Se as colunas de origem sao 16,5 cms nao deviam ter 1 boa gama dinamica?

É que o sony mesmo com o DBass no nivel 2, o grave é deveras fraco. E sim o peugeot tem 2 vias tendo tweeters separados.

Eu queria era identificar as falhas (o som no corsa nao sendo referencial é bem melhor). A falha sera da amplificacao (Sony?) ou sera das colunas?

Atras para ja nao devo mexer. Tambem estou a evitar meter o subwoofer (so em ultimo caso).

O que fariam?

O problema pode ser mm Sony... não têm Loudness, k faz mta diferença nos graves, dai eu ter mudado d 1 Sony p 1 Blaupunkt MP34, e agora comprei umas colunas GTX 173 HP de 50W RMS e 200W Peak!

Quanto ao 206, penso k o som de origem já é mto bom e as colunas sao de vias separadas!Eu era capaz d estar quieto, mudava o rádio com sorte!Cumps!

Apoio a 100% a tua decisão, é que oportunidades dessas não surgem todos os dias!

Vais aliviar muito as actuais colunas por não terem de trabalhar com tanto bass, logo vais ter o tão desejado upgrade sem teres de dispender muitos €€€, com possibilidades de evoluir ainda mais em qualidade ; )

Cump.

Já nao vinha actualizar ha muito.

Entretanto fiquei com o radio cd da Sony (Tenho de ver a referencia).

É um 4*45 potencia musical.

Surgiu foi a seguinte oferta:

t_m3e10.jpg

M2A290_old.jpg

Montar este sistema no meu carro por 100 euros.

É 1 sistema da macrom com amp de 2 canais que vai ser usado em ponte para alimentar o sub de 25 cms.

Ou seja manter o radio (o tal sony) como fonte, as colunas de vias separadas de origem e colmatar a falta de grave com isto.

A vossa opiniao conforme a vossa experiencia é-me importante

Voltar
Superior