carro comercial novo opu usado?

pRECISO DE UM CONSELHO A JINHA MULHER FAZ MUITOS km's E PRECISA DE UM CARRO A GASÓLEO MAS DE PREFERÊNÇIA COMERCIAL POIS ESTE ´DA DESCONTOS NO IVA ( A QUEM ESTÁ A RECIBOS VERDES) mas eu gostava se alguem soube-se se ao comprar um usado tb tenho desconto no iva e s tiver até quantos anos pode ter o carro? se alguem me pude ajudar agradecia?.
abraço.
 
Se comprares usado, podes deduzir o iva se o mesmo não tiver sido já deduzido.

Por exemplo, eu tive um C3 HDI que comprei novo e deduzi o IVA.

Quando o vendi, o proprietário seguinte já não o podia deduzir, logicamente.
 
Atênção que comprar um comercial usado em bom estado é muito difícil. São carros que andam muito, muitos de firmas, com várias mãos a usá-los
 
Se comprares usado, podes deduzir o iva se o mesmo não tiver sido já deduzido.

Por exemplo, eu tive um C3 HDI que comprei novo e deduzi o IVA.

Quando o vendi, o proprietário seguinte já não o podia deduzir, logicamente.

Foi o que eu disse :)

disseram os dois mal.
É precisamente o contrário.

Só podes deduzir o IVA de um comercial usado, se o primeiro proprietário tiver deduzido anteriormente.

Isto porque?

Porque, o primeiro proprietário ao vender vai ter que "devolver" ao estado(designa-se liquidar) os 21% referentes ao valor da venda.

Ou seja, se ao comprar novo, contabilizou uma factura em que deduziu 21% do valor do IVA, ao vender vai ter que passar uma factura a dizer venda de imobilizado... viatura xxx... em que entrega 21% do valor da venda ao estado.

Assim sendo, quem comprar, ao "receber" essa factura com o valor do IVA descriminado, pode deduzir esses 21% e assim sucessivamente.

Ora, se em novo, fosse comprado por um particular, a factura de compra ia para o "lixo" e ao vender usado não passa factura nenhuma (até porque os particulares não tem factura), quanto muito pode passar um documento qualquer, mas não valido para efeitos de IVA.

Mesmo que passe pelas mãos de um stand o principio é o mesmo, se vier de um particular o stand passa a factura a dizer iva isento, regime bens 2ª mão, se vier de uma empresa, passa a factura com iva discriminado exactamente como lhe passaram ao stand.
 
Descomplicando:
O carro que vais comprar, se procurares em anúncios, tem de dizer IVA DEDUTÍVEL. O IVA costuma já estar incluído no preço apresentado a não ser que diga o contrário.
O carro não tem idade específica mas costumam ser recentes.
São quase sempre de comerciantes. Nesse caso passam factura com IVA discriminado, para poder ser dedutível.
Tem de ser um carro comercial (mercadorias).
Não interessa se o regime é simplificado ou contabilidade organizada, porque no primeiro também se pode estar inscrito em IVA, tendo para isso que se fazer uma pequena contabilidade relativa ao IVA. Passa assim a poder deduzir IVA do gasóleo e outras despesas.
É dedutível para empresas, empresários ou trabalhadores independentes, DESDE QUE que estejam inscritos em IVA. Seja regime obrigatório (+ de 10.000 euros) ou IVA por opção (abaixo de 10000 euros anuais).

Quando deixam de ser de empresa (normalmente no fim dos contratos de aluguer), são vendidos a comerciantes e logo que passam pela mão de um particular deixam de ter IVA dedutível. Por isso costumam ter 1,2,3,4 ou 5 anos máximo, que é o período de uso e de amortização numa empresa.
Por isso são quase SEMPRE de comerciantes, a não ser (em poucas excepções), de uma empresa ou empresário).
 
Última edição:
Voltar
Superior